Mary Borges tem se dedicado nos últimos anos,em seu processo de formação teórica e prática,em Danças Africanas,foco para Semba e Kizomba.
Mary é graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística,com Habilitação:Artes Plásticas(2000)e Pós graduada no Curso de Especialização em Docência na Educação Superior(Pedagogia),em 2004,ambos pela Universidade Federal de Uberlândia e pós graduada no Curso de Especialização em Arteterapia Educacional e Clínica(2020),pela Faculdade IPPEO. Constam em seu currículo os cursos de formação de professores(2017),com Morenasso Sensualonda,no RJ e com sua principal referência,Mestre Petchu, Curso para Professores de Kizomba e Semba(2018),no Afrojoy Kizomba Congress,SP; e Curso on line de Formação de Professores de Semba,Kizomba,Tarraxinha e Danças Tradicionais Angolanas(2021).
Mary é idealizadora e Produtora dos Congressos de Dança Kizomania(2018),Universo(2019),e atuou como professora de Kizomba e Semba em eventos de dança. Atualmente é diretora da Unidança-Espaço Cultural desde 2018,onde atua também como professora de dança de salão.Membro da Diretoria da Associação dos Profissionais de Dança de Uberlândia,participou da Comissão Organizadora do 29°Festival de Dança do Triângulo(2023). No Projeto Saemba, Mary Borges é Coordenadora Geral,Coreógrafa e ministrará aula de Semba,no dia 26.
Gerson de Sousa tem participado de cursos e eventos em seu processo de formação como pesquisador em cultura africana,dançarino,professor de dança de salão,com destaque para Semba e Kizomba. Graduado em Jornalismo (1995),pela Universidade Metodista de Piracicaba(UNIMEP),com Mestrado(2003) e Doutorado(2008)em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de SP(ECA-USP).
É professor do Curso de Jornalismo da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia(UFU).Seu processo de formação em dança afro é com Mary Borges e Sofi Tsatsoulis,contato com Mestre Petchu, Albir Rojas,participação no Kizomania(2018),Universo(2019),Kizomba Intense(2023),é professor de Dança De Salão na UniDança.No Projeto Saemba é integrante da comissão organizadora,mediador das lives e irá ministrar aula de Semba com sua parceira Mary Borges dia 26.
Sofi Tsatsoulis é dançarina, professora de dança e coreógrafa, com especialização em Kizomba e uma das principais incentivadoras de Kizomba em Belo Horizonte (MG).
Em seu processo de formação, Sofi tem como destaques, em seu currículo, os cursos de formação de professores de Kizomba (2018)- RJ e o de Tango Argentino, pela Dance For Stars, em Atenas/Grécia (2015) - além da Dança Moderna, Axé Dance, Samba, Ballet Clássico, Jazz, Freestyle, Contemporâneo e Alongamento. Em 2017, Sofi atuou na Direção, Produção, Direção Coreográfica, Figurino, Roteiro e Dançarina Principal no Espetáculo Momentos Urbanos, apresentado no Centro Cultural Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. Em parceria com Mary Borges, é também idealizadora e Produtora do Congresso de Dança Universo (2019), em Uberlândia.
Destaca também em sua experiência a parceria de aulas de Kizomba com o dançarino, Coreógrafo e Professor Albir Rojas nos Congressos de Move Dance (2018), no qual atuou como organizadora, e no Congresso Internacional Kizomba Intense (2023), em Embu Guaçu (SP). Assim como coordenou projetos coreográficos, com destaque para Mulheres Que Dançam (2023), realizado em BH.
É também professora da Universidade de Dança de Salão Rodrigo Delano, em BH. No Projeto Saemba, Sofi atua como integrante da Comissão Organizadora, fará o workshop de Ginga para ladies, no dia 26 de Agosto, e atuará juntamente com Alex Newgate nas aulas de Semba.Alex Newgate é professor de Semba e Deejay, com formação de Urban Kiz, pelo OneKiz e em Deejay pelos Segredos dos Dj’s. Estudioso da música, da dança e da cultura africana e suas vertentes, Alex Newgate atua há seis anos na área, dentre os seus 10 anos de experiência na dança.
O vasto conhecimento musical demonstrado em aulas e bailes, somado ao carisma e o sorriso, elencam como principais características do seu trabalho. 
ewgate já ministrou aulas em vários festivais e DJ em vários eventos de importâncias nacional e internacional. É Integrante do Grupo KizombaRio e um dos Organizadores do K27. No Projeto Saemba, Alex Newgate irá realizar uma apresentação de Semba/Afro House em escola pública de Uberlândia, no dia 25, e ministrará aulas de Semba nos dias 26 e 27.
Kadu e Vivi, são especialistas em Samba de Gafieira. Parceiros de dança, desde 2002, o processo de formação da dupla é atravessada por técnicas diversas como balé clássico, dança contemporânea, jazz, acrobacia de solo e capoeira - além das danças de salão. Há também estreita proximidade com o método do coreógrafo da Cia Aérea de Dança, João Carlos Ramos, de quem foram alunos.
Como dançarinos, venceram o Samba Rio Show em 2012 e Kadu, como técnico venceu Gafieira Brasil, em 2015. Como professores, ainda em 2015, receberam o Troféu Baila Mundo como os melhores professores de Samba de Gafieira do ano, numa escolha feita por alunos e profissionais de todo o Brasil.
Em 2016 fundaram a KVS Cia de Dança, e posteriormente, em janeiro de 2018, abriram a própria escola, a KVS Danças. São professores frequentes dos maiores eventos de dança por todo o Brasil e exterior, e já ministram aulas e fizeram shows em mais de 40 cidades, em 9 países diferentes. No Projeto Saemba, Kadu e Vivi ministrarão uma parte teórica e outra prática.
A palestra A Trajetória do Samba no Brasil, no dia 25 de agosto, envolverá a análise do tema a partir de pesquisa em documentos, entrevistas com personalidades e da experiência da dupla no cenário brasileiro e internacional para conceituar o samba de gafieira como identidade afro-brasileira. Na parte prática, farão dois workshops de Samba de Gafieira nos dias 26 e 27 de agosto.
Pedro Vieira Dias Tomás, o Mestre Petchu, é de origem de Luanda, Angola, e há 43 anos desenvolve seus estudos sobre danças tradicionais africanas. Residente atualmente em Lisboa, Portugal, Mestre Petchu percorre vários países do mundo para tratar da cultura africana, seja a partir da dança, seja a partir da música, e ao mesmo tempo mostrar a importância da memória e do passado como transformação do sentido no tempo presente.
No projeto Saemba, Mestre Petchu ministrará a palestra Danças Tradicionais Africanas e sua repercussão em Semba. O objetivo é mostrar que o Semba se configura como construção social de homens e mulheres na realidade de Angola, destacar a importância política do Semba enquanto cultura no processo de luta pela independência do país, explicar os sentidos do Semba enquanto dança e música e quais os desafios e dilemas em manter os valores da cultura africana na repercussão do Semba pelo mundo.
James Silva | @jamessilvakiz, é o maior especialista e pioneiro em eventos de Kizomba na América Latina. Como formação acadêmica, é graduado em Artes, pela FAINC e atualmente é Pós Graduando em História e Cultura Afro Brasileira e Africana, pela INE.
Desde 2013 mantém ininterruptamente festas, congressos, curso de formação de professores, tendo inspirado novos eventos e pessoas interessadas em difundir a cultura da Kizomba em suas cidades e países. Atualmente organiza os eventos Coração Afro Festival e One Kiz Congress, além do 1KCP - Curso para Professores de Kizomba. 
(@coracaoafrofestival, @onekiz1k, @1kcpcursoprofessores). No Projeto Saemba, James irá ministrar a palestra Contextualização do Semba e da Kizomba no Brasil, nas lives dos dias 23 e 30 de Setembro
Back to Top